Translate

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

O que é a evolução autodirigida?


“Ser humano é divino.”

Evolução autodirigida é o termo que uso para descrever uma fase da longa jornada da evolução espiritual, através dos ciclos de reencarnações.

Existem dois movimentos no caminho do ser ou espírito em sua jornada pelo Universo. O primeiro é a individuação, onde o ser deixa o contato direto, ou melhor, o contato pleno com a divindade para experienciar a matéria, as sensações e com isto desenvolver as emoções e a consciência.
Depois de muitas vidas e de muitas lutas passando pelos diversos reinos da natureza, o ser começa a sentir a necessidade do retorno a sua fonte. Começa, assim, o movimento de retorno à divindade (caminho da religação ou reunião). No começo este retorno é totalmente inconsciente. O ser pode até buscar as diversas religiões sem saber exatamente o que está procurando, nem o porquê. Depois vem a fase de consciência: O ser sabe que precisa evoluir, sabe que precisa voltar-se si mesmo para chegar a Deus, mas embora já esteja consciente, ele não toma atitudes em direção a evolução. Logo após esta fase vem a fase da busca da luz, onde o ser já totalmente consciente de seu processo de evolução busca, através de atitudes, melhorar-se e evoluir, descobrindo com isto novas habilidades e novas percepções. Por fim (se é que realmente existe um fim), vem a fase da superconsciência ou iluminação.

Estas fases possuem as seguintes características:

a) Fase da inconsciência do processo de religação com a divindade:

- A evolução se processa, na maior parte das vezes, através da dor.
- A lei do karma é o principal veiculo de aprendizado do ser inteligente. (humanóide ou não).
- A busca do prazer se dá através dos cinco sentidos.

b) Fase da consciência da necessidade do retorno, mas sem atitude:

- A evolução se processa, na maior parte das vezes, através da dor. Porém, o ser sabe que o seu erro tem retorno, e às vezes tenta não errar, mas continua sem tentar acertar.
- A lei do karma é o principal veiculo de aprendizado do ser inteligente.
- Começa a descoberta dos prazeres mentais e emocionais. (Jogos e paixão).

c) Fase da evolução consciente com atitudes:

- No começo a evolução se processa, através da dor. Porém, as dores são amenizadas através do karma bom ou darma, criado através das atitudes e buscas para se aperfeiçoar.
- Devido ao grande karma acumulado, o ser demora entrar em um processo de evolução sem dor. No começo ele tem a sensação de que suas atitudes positivas não estão dando resultado. Mas isto ocorre porque sua visão ainda está muito limitada, tanto no tempo como no espaço. Com o tempo o ser vai conquistando uma vida plena e cheia oportunidades de aprendizado, quase sem influência do karma negativo.
- O ser descobre os prazeres mentais e sentimentais superiores. Ele descobre novos sentidos e novas habilidades relacionadas a eles.

d) Fase da superconsciência ou iluminação:

- É uma fase sem karma.
- O ser experimenta a presença de Deus em seu interior.
- É uma fase em que pouco se pode falar dela, pois as palavras são limitadas para descrevê-la.

Este é um resumo muito pobre do caminho evolutivo. Podem-se escrever inúmeras paginas sobre ele, mas este não é o objetivo deste documento. Aqui o principal objetivo é ajudar as pessoas a passarem da fase b para a fase c, ou seja, criar meios ou atividades através das quais ele, o ser, possa começar a tomar atitudes em prol de sua própria evolução, conscientemente. E, também, para que, aqueles que já tomam atitudes positivas em relação ao seu auto-aperfeiçoamento espiritual possam ter novos meios de acelerar e entender este processo.

Nenhum comentário: