Translate

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Yoga 01


UM POUCO DA HISTÓRIA DO YOGA
Conta-se que esta filosofia foi revelada aos sábios iluminados durante os estados meditativos e a mais antiga evidência arqueológica foi encontrada no vale Indu, datando de 3.000 anos AC. Eram pequenas estatuetas esculpidas em pedra, que mostravam figuras humanas em poses de Yoga.
A primeira menção escrita da Yoga foi nos textos sagrados dos Vedas, cerca de 2500 anos AC. Posteriormente, de maneira mais consistente, consta dos últimos textos védicos chamados "Upanishads", nos quais se origina a filosofia Vedanta. Essa filosofia tem em sua idéia central a unidade de todas as coisas, a realidade absoluta de Brahman (Deus), que pode ser encontrada em vida através da interiorização e da ação correta.
Mais adiante no tempo e, mencionada com mais corpo pelos textos dos Yoga Sutras escritos pelo sábio Patanjali, Yoga aparece também em dois grandes épicos, que datam de cerca de 600 AC - o Ramayana, escrito por Vamiki, e o Mahabharata, escrito por Vyasa, onde se inclui o Bhagavad-Gita. A Hatha Yoga é um tipo de Yoga. Ela ajuda a condicionar o corpo, deixando-o saudável e equilibrado. Seus efeitos também podem ser sentidos na mente, sob algumas formas entre elas as de: equilíbrio, prazer, paz e alegria. Yoga-Sutras
Nos Yogas Sutras de Patanjali ficam definidos os oito passos da Yoga, que ajudam no processo de auto-realização, purificando o corpo e a mente, e aproximando o ser cada vez mais do objetivo final - a iluminação.

2 comentários:

Tom disse...

muito legais os seus textos. vou colocar um link para o seu blog lá no meu. visite se desejar: http://calcificado.blogspot.com

Mamae Dydy disse...

Po, atualiza ai!!!